ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA, CREA E MUTUA
Entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março de 2023, ocorreu a 12ª edição do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília – DF.
O Crea-SP marcou presença no 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, com objetivo de definir diretrizes e projetos de lei que impactam a vida do profissional, bem como debater políticas públicas que possam contribuir com a sociedade. O evento reuniu representantes das 27 unidades da federação, incluindo presidentes de todos os Creas, os conselheiros federais, conselheiros regionais, presidentes de entidades de classe, inspetores e acadêmicos.
O universo das Engenharias, Agronomia e Geociências em todo o Brasil contabiliza mais de 1,1 milhão de profissionais e 400 mil empresas registradas no Sistema, sendo que deste total, 350 mil profissionais e 95 mil empresas estão em São Paulo. Diante da importância dessas profissões para o desenvolvimento do País, o encontro contou com uma participação inédita: a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que reverenciou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, em seu discurso.
O Eng. Vinicius Marchese – Presidente do CREA-SP que participou da programação, reforçou que a interação entre a política e a área tecnológica é fundamental para evidenciar soluções efetivas para a classe. “Todos os projetos de Engenharia, Agronomia e Geociências, estão totalmente ligados à política nacional e estadual. Nesse encontro, trouxemos demandas de projetos de Lei, pois dependemos da votação de senadores e deputados para que possamos consolidar as propostas em avanços na profissão”, ressaltou o presidente do Crea-SP.
Participaram também da programação os Engenheiros Guilherme Bogalhos – Presidente da ASSENAAGRO e Coordenador da UNAPP e Fernando Barbosa – Conselheiro Suplente – CEEC e Secretário da ASSENAAGRO.
O Engenheiro Guilherme acompanhou das reuniões do CDER Nacional, onde foram debatidos temas importantes sobre a valorização profissional e das empresas pertencentes ao sistema CONFEA, CREA e MÚTUA e os planejamentos de trabalho deste ano de 2023. Nesta ocasião, foi compartilhado pelo Coordenador do CDER-SP, Eng. Leandro Galindo, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava (AEAAI) a iniciativa das Entidades pertencentes ao CREA-SP sobre a criação dos espaços Coworking, que despertou interesse dos demais Coordenadores do CDER em implantar esta iniciativa em seus estados. Já o Engenheiro Fernando acompanhou as reuniões da Coordenadoria da Camara Especializada de Engenharia Civil (CCEEC). Durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea são eleitos os coordenadores titulares e adjuntos e se definem os planos de trabalho e propostas dos fóruns para o ano.
Na Coordenadoria da Camara Especializada de Engenharia Civil – CCEEC foram eleitos os Eng. Civil Gabriel Nogueira (Crea-MG) Coordenador e o Eng. Civil Saulo de Almeida (Crea-Go) Coordenador Adjunto. Dentre as várias propostas discutidas podemos destacar o tema proposto pelo Eng. Civil Roberto Racanicchi Coordenador da CEEC (Crea-SP) de Desenvolver uma Revisão Sistemática associada aos Projetos Pedagógicos dos cursos de Engenharia Civil vigentes, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais descritas na Resolução CNE/CES 2/2019.
Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.
A realização do encontro obedece à Lei nº 5.194/1966, cujo artigo 53 estabelece que os Conselhos Federal e Regionais se reúnam pelo menos uma vez por ano para estudar e estabelecer providências para o aperfeiçoamento da aplicação da Lei. Dispositivos de regulamentação do Encontro de Líderes são encontrados nas Resoluções nº 1.012/2005, 1.056/2014, 1.088/2017 e 1.110/2018.